quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sociedade em rede

Sociedade em Rede
Alberto Gireli
Thales Caldoncelli

O que é: Um novo paradigma da tecnologia da informação que estão sendo incorporados ao processo do trabalho.

Para que serve: Não apenas para informar, mas sim, facilitar um grande alcance que todos podem ter através da interatividade.

O que muda na sociedade: A sociedade em rede se caracteriza pela globalização das atividades econômicas decisivas e sua organização em redes; pela flexibilidade e instabilidade do trabalho bem como por sua individualização; pela chamada cultura da “virtualidade real”; e pela transformação das bases materiais da vida.
Uma expressão resumida dessas mudanças ecológicas, até agora desconhecidas e ainda por explorar, é a que reflete seis grandes dimensões bipolares – já clássicas – que apontam o antes e o agora, o conhecido e o que ainda está para ser revelado: produto-sistema; matéria-energia; codificação analógico-digital; proximidade-distancialidade; espaços-redes, sincronia-assincronia. A primeira das pontas de cada um dos pares representa o passado; a segunda, a nova ordem.

Vantagens e Desvantagens: Uma das vantagens da sociedade em rede é o fato dela possibilitar a comunicação com pessoas que estejam distantes nas quais você perdeu o contanto e que não vê a muito tempo, podendo também conquistar novas amizades , com indivíduos que tem as mesmas características sociais, culturais, religiosas ou econômicas do que você. Como desvantagens podemos citar a falta de interatividade pessoal, uma vez que as pessoas perdem o contato pessoal, se dedicando inteiramente a interação virtual, se predendo a internet na maioria do seu tempo disponível, fazendo ocorrer um vício que pode acarretar em conseqüências não muito agradáveis.

Referências: A Sociedade e Rede CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura; Volume 1, São Paulo: Editora Paz e Terra, 2a. ed., 1999.

http://www.ccj.ufsc.br/~cancellier/bibliografia/livro_reglobalizacao.pdf

Nenhum comentário: