quinta-feira, 29 de maio de 2008

Evoluções



A publicidade difunde idéias, uma forma de chamar a atenção não só pelos resultados dos anúncios, ou pelo mercado que movimenta bilhões de reais por ano no Brasil, é, sobretudo, um grande meio de comunicação com a massa. Tem a finalidade de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para o anunciante, geralmente para vender seus produtos e serviços.
Atualmente, é utilizada com grande freqüência desde pequenos mercados, padarias às empresas de grande porte. Está por todos os lados e atinge diferentes públicos, com sua criatividade e ousadia.
No início, o papel das empresas era somente vender; hoje precisa zelar sua relação com o público, conquistar e promover sua legitimidade institucional. A ética faz parte dos negócios e se torna estratégico sob o foco de responsabilidade social e moral.
É visível a “preocupação” das empresas com relação ao bem-estar e o respeito ao seu público por meio de mensagens visuais e verbais que denotam e conotam preservação do meio ambiente, valorização da diversidade étnica e cultural.
O texto é produzido como forma de comunicar por meio da linguagem verbal e imagens com três funções: construir o referente ou o mundo do qual seu texto fala (função de mostração), estabelecer os vínculos socioculturais necessários para dirigir-se ao seu interlocutor (função de interação) e distribuir os afetos positivos e negativos cuja hegemonia reconhece e/ou quer ver reconhecida (função de sedução). “A comunicação é o único meio que permite às empresas assumirem publicamente os seus compromissos e ganhar, assim, a confiança dos seus públicos internos e externos, estabelecendo com eles a melhor relação”.
Se delimitarmos a responsabilidade da publicidade, perceberemos uma mudança de paradigma no modo de criar anúncios, inserindo novos conceitos, pensamentos e tendências para cada tipo de público. Ela tem como fatores essenciais a qualidade do artigo, a apresentação atraente, a facilidade de distribuição, condições de preço, entre outros.
A publicidade é, portanto, uma das maiores forças da atualidade. Uma grande energia que impulsiona o desenvolvimento industrial, o crescimento do comércio e todas as outras atividades que se ligam direta ou indiretamente ao consumo sejam de produtos, serviços ou idéias. Também é de grande importância na sugestão e orientação política e religiosa da humanidade. Difunde aquilo que é mais conveniente, novo ou econômico para a comunidade.



Flavia Magalhaes, Natalia Coelho, Mariana Martins




http://www.sairdacasca.com/comunicacao/introducao.asp
http://www.sinprorp.org.br/clipping/2003/424.htm

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