quinta-feira, 29 de maio de 2008

O papel da publicidade no contexto das novas tecnologias









Devido a globalização e ao avanço tecnológico cada vez mais acelerado, a publicidade se moderniza, se adequa e alcança os novos meios de comunicação. Ela nunca pode ficar de fora. Por esse motivo a Publicidade está sendo mais valorizada, premiada, discutida e até mesmo criticada pela sociedade e por profissionais da área de comunicação.
Discute-se sobre a ética nas propagandas, a responsabilidade social dos comerciais, o perfil dos consumidores, dentre outros. A Publicidade está sempre em questão, pois é através dela que os consumidores conhecem os produtos e serviços que utilizam ou que podem vir a utilizar.
Antigamente, os consumidores não eram tão exigentes quanto hoje em dia. A sociedade está mais atenta, mais informada, mais “esperta” e consequentemente as agências de publicidade têm que estar mais “ligadas” a essas mudanças de comportamento para que suas mensagens publicitárias sejam passadas de forma correta, evitando desgastes com propagandas enganosas, de duplo sentido, incoerentes, etc.
Sempre há um caso novo de empresa que sofre com processos judiciais por divulgar seu produto de maneira inadequada, muitas vezes sem ética e desvalorizando princípios. Muitos desses casos são de propagandas para crianças, por exemplo. Por estarem em processo de formação e aprendizagem, as crianças são “vítimas” de abusos da mídia.
Os publicitários têm que estar sempre atentos a essas situações, pois cresce cada vez mais o número de telespectadores, leitores e ouvintes de todos os veículos de comunicação. Se a propaganda não for adequada ao meio (muita concorrência) e ao cliente (muito exigente) não será uma propaganda eficaz.



Noelle, Isabele e Amanda

Nenhum comentário: