terça-feira, 13 de maio de 2008

Sociedade em Rede

“ De onde viemos? Aonde vamos?
Viajemos e compreendamos nosso destino (...)
Na era dos computadores, temos mais idéias e sonhos.
Agora estamos diante do desafio do amanhã.
Com o aumento do conhecimento e da tecnologia,
Nós mudamos nossas vidas e nossos mundos.
Dos confins do espaço às profundezas do mar,
Nós construímos numa vasta rede eletrônica (...)”
(Pierre Badin)


Vantagens e desvantagens da Sociedade em Rede

O que é?
A sociedade em rede é a sociedade cuja estrutura social foi construída em torno de redes de informação, a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas que resultaram no aperfeiçoamento de sistemas computacionais que, por sua vez, estruturaram redes que conectam o mundo, com destaque para a Internet. Nesse sentido, Castells (2003b) argumenta que a Internet é muito mais que uma simples tecnologia, é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades.

Para que serve?
Os relacionamentos sociais originados em redes de computação desenvolvem-se no ciberespaço, que pode ser compreendido como um lugar de circulação de informação, um espaço de comunicação, espaço virtual, que não existe em oposição ao real. Para Lemos (2002b), o ciberespaço pode ser tanto o lugar onde estamos quando entramos num ambiente simulado, de realidade virtual, como o conjunto de redes de computadores, interligadas ou não, em todo o planeta. O ciberespaço é o ambiente simbólico onde as comunidades virtuais se constituem.

O que muda na sociedade?
Como há muitos mitos em torno da Internet, é necessário esclarecer que a Internet não modifica o comportamento dos internautas, na verdade, as pessoas se apropriam da Internet e das suas potencialidades e, assim, amplificam a capacidade de se comunicar e de criar. Os comportamentos são amplificados pelos meios tecnológicos, fazendo com que indivíduos localizados em diferentes partes do globo e munidos de equipamentos adequados possam conectar idéias, crenças, valores, e emoções.

Neste aspecto, a tecnologia empregada funciona como força impulsionadora da criatividade humana, da imaginação, devido à visibilidade e à disponibilidade de material que circula na rede, permitindo que a comunicação se intensifique, ou seja, as ferramentas promovem o convívio, o contato, enfim, uma maior aproximação entre as pessoas.

Nossa opinião
As mudanças são sempre divergentes, muitos ficam contra outros a favor, ainda mais quando ele produz mudanças fortes como interligar pessoas que antes eram impossíveis de se comunicar instantaneamente como na Sociedade da Informação.
Com esse contato imediato entre as pessoas do mundo, as informações são repassadas e são produzidas novas com uma velocidade surpreendente.
Houve uma ruptura com os padrões até então normais.

Referências:
CORRÊA, Cynthia Harumy Watanabe. Comunidades Virtuais Gerando identidades na Sociedade em Rede. http://www.uff.br/mestcii/cyntia1.htm. Acessado em 08/05/08.

RANDOLPH, Rainer. Sociedade em Rede: paraíso ou pesadelo? Reflexões acerca de novas formas dearticulação social e territorial das sociedades. http://www.uff.br/geographia/rev_02/rainer%20randolph.pdf. Acessado em 08/05/08.
Lígia Finamore e Bibiano Galdino
Mídias Locais e Globais

Um comentário:

ROZENI disse...

privacidade
eu nao usso muito o face entao eu nunca tive essa coisa de privacidade quebrada
exclusao social
vem quando uma pessoa nao consegue assesar a internet eu fico preucupado com o conhecimento
superficialidade
meus asuntos nunca ficaram no ar porque eu nao entro em blog nenhum
sociedade do conhecimendo
eu ja resebi muitos conhecimentos na internet muitos mesmos
liquidez
eu nao cuido do meu quarto quando eu usso o meu pc