quinta-feira, 8 de maio de 2008

SOCIEDADE EM REDE


A SOCIEDADE EM REDE
ALUNO: ÉRICH LORIA DRUMOND

O que e?

Manuel Castells apresenta em A sociedade em rede uma importante contribuição para o debate sobre a morfologia social das sociedades de tecnologia avançada neste início de novo século.

"redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto altamente dinâmico suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio" (Castells, 1999: 499)


Para que serve?

"a nova economia está organizada em torno de redes globais de capital, gerenciamento e informação" (Castells, 1999: 499) e que "os processos de transformação social sintetizados no tipo ideal de sociedade em rede ultrapassam a esfera das relações sociais e técnicas de produção: afetam a cultura e o poder de forma profunda" (Castells, 1999: 504).

O que muda na Sociedade?

Castells descreve a sociedade contemporânea como uma sociedade globalizada, centrada no uso e aplicação de informação e conhecimento, cuja base material está sendo alterada aceleradamente por uma revolução tecnológica concentrada na tecnologia da informação e em meio a profundas mudanças nas relações sociais, nos sistemas políticos e nos sistemas de valores.

Opinião do aluno baseado no texto.

As relações de poderes estão amplamente relacionadas ao crescimento desta Sociedade em Rede. A velocidade da informação aliada à democratização, proposta pelo meio, tende a facilitar a proliferação do conhecimento e diminuir o abismo entre as culturas. Esta Sociedade em Rede promove a informação criando uma sociedade menos alienada e mais consciente dos fatos.




_________________
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Nenhum comentário: