quinta-feira, 8 de maio de 2008

Sociedade em Rede e seus efeitos






O que é?

"A revolução da tecnologia da informação e a reestruturação do capitalismo introduziram uma nova forma de sociedade, a sociedade em rede" (M. Castells).
A sociedade e seu meios no mundo pós-moderno, dependem de nossa conexão em uma determinada rede. Existem inúmeras redes e estas, resultam de uma rede de relações. Sejam estas relações de natureza, social, política, econômica, ou tecnológica, que contêm algumas características comuns formando assim a sociedade em rede.

Pra que serve?

A sociedade em rede se caracteriza pela globalização das atividades econômicas decisivas e sua organização em redes; pela flexibilidade e instabilidade do trabalho bem como por sua individualização; pela chamada cultura da “virtualidade real”; e pela transformação das bases materiais da vida: o espaço e o tempo mediante a constituição de um espaço de fluxos e de um tempo atemporal (Castells, 1999).
Seu objetivo é o estudo das relações e não o aprofundamento de partes isoladas. Um mundo em rede é complexo, por isso gera vidas e relações complexas. Na verdade a máxima que acompanha a noção de rede é: "complexidade gera mais complexidade".
O que muda na sociedade?

No mundo em rede, somos forçados a enfrentar o desafio de re-construir nosso "ser" e "estar-no-mundo", e digo isto lembrando-me e concordando com Heiddeger que não somos seres finalizados, mas sim um leque de possibilidades inesgotáveis. Afinal, nossa identidade sofre as influências de novos códigos cotidianamente, e a vida como resultado de uma rede de interações de naturezas diversas, é um fluxo que corre numa velocidade sem precedentes num tempoespaço altamente tecnológico, e "quem seremos no futuro dependerá de nós mesmos" (M. Castells).
As mudanças sociais são tão drásticas quanto os processos de transformação tecnológica e econômica. Há uma redefinição fundamental de relações entre mulheres,homens, crianças e, consequentemente, da família, sexualidade e personalidade. A consciência ambiental permeou as instituições da sociedade, e seus valores ganharam apelo político, a ponto de serem manipulados na prática diária das empresas e burocracia.


Na minha opinião, as organizações e a sociedade em si têm diversidadesde interesses entre indivíduos e grupos, com objetivos múltiplos, onde o conflito é uma característica, e o poder é o meio pelo qual, os conflitos e os interesses são contornados ou resolvidos. Assim, considera-se que os indivíduos, nas organizações, procuram alcançar objetivos pessoais, do seu grupo de interesse ou os objetivos mais amplos. Por isso, é fundamental, no sentido de melhor compreender as organizações, controlar as questões mais profundas e rápidas que estão ocorrendo no ambiente , em função do avanço científico e tecnológico,especialmente nas áreas da comunicação e informação.
Maria Clara /Thacyla

Nenhum comentário: