quinta-feira, 29 de maio de 2008

Qual o papel da publicidade no contexto das novas tecnologias?

Dentro dos princípios estudados na Teoria da Comunicação, esta se estabelece quando há um emissor e um receptor. As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação. Mas não podemos imaginar que haja passividade do receptor em relação ao emissor, pois se assim o fosse não haveria a publicidade como forma de comunicação que busca informar ao receptor de algo que se acha de seu interesse, a propaganda vem depois.
Podemos dizer que a publicidade está na vanguarda do tempo e que isto pode significar que haja uma linguagem pós-moderna voltada a desenvolver uma linguagem atual, atendendo a uma visão mais critica do receptor que hoje anda mais antenado no cotidiano dos acontecimentos.
Quebrar este paradigma de que o receptor é passivo, foi uma arma da publicidade para influenciar os consumidores a se sentirem reconhecidos como o senhor de suas decisões. Muitas vezes a informação é verdadeira, mas o modo como é veiculada trás ao consumidor uma falsa percepção da realidade daquele produto, induzindo-o a erro.
A globalização trouxe consigo uma grande transformação na área publicitária, pois a necessidade de abarcar grandes massas fez com que a preocupação com o que se vendia diminuísse, e aumentasse a gana pela persuasão do maior número possível de compradores. Justamente por esse poder de entreter e manipular as massas, que se fez imprescindível à regulamentação da publicidade pelo Código de Defesa do Consumidor.
Na sociedade da informação as manifestações publicitárias que realizam as empresas e instituições estabelecem conexões com os diversos âmbitos da comunicação em geral (jornalismo, relações públicas e propaganda) até chegar a alinhar com eles mensagens e manifestações comunicativas interdependentes. A globalização tem importantes efeitos em todos os níveis: tecnológico, econômico, político e cultural. Neste cenário o desenvolvimento da mídia e da tecnologia contribui a um novo modo globalizado de perceber as marcas e organizações.
Os meios de comunicação denominados "não convencionais" (celular e Internet) se constituem como novos instrumentos de informação e relação interpessoal, grupal e organizacional. Mas, eles não são somente emissores de informação, são também construtores da imagem das organizações. As organizações mais adaptadas à sociedade da informação experimentaram colisões entre os departamentos de marketing, publicidade e comunicação. Esta colisão também afetou os agentes encarregados de planificar e executar a comunicação, assim como as suas responsabilidades. A comunicação se converteu, na sociedade da informação, em uma ferramenta eficaz e imprescindível de gestão empresarial, pelo qual comunicar não implica necessariamente fazer publicidade.
A publicidade, com as novas tecnologias, globalizou a idéia de que aquele que não tem preparo e nem acesso a essa nova ferramenta mundial está fora do mercado de trabalho. Mas, é importante ressalvar que o papel da publicidade é difundir as informações e não de escondê-las, sem mentiras e sem alienações.



Bibiamo Galdino Thacyla Drumond Danilo Almeida

Um comentário:

¤×• MRosa •×¤ disse...

Uau!! Adorei o post!!!
Não só definiu como explicou muito bem o que seria, ou melhor, o que é a comunicação hoje.
Além de ter me ajudado a responder um exercício da facu, que por sinal é de teoria da comunicação...rsrs..
õ/

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