quinta-feira, 19 de março de 2009

Publicidade viral na web

A marca japonesa Mazda, conhecedora da eficácia das propagandas na web, investiu mais uma vez neste tipo de publicidade viral para divulgar o lançamento Rx-8, modelo esportivo da marca, premiado por, segundo críticos, “definir novos padrões no mercado dos automóveis desportivos no que diz respeito a comportamento, performance e conforto, particularmente graças ao seu motor rotativo.”

No vídeo analisado um guarda de trânsito, observando um carro na contra mão, decide por emitir uma multa. Ao se aproximar, o carro abre as portas, “engole” o policial, golpea, bate, sacode e o joga para fora apenas de cueca. O policial sai correndo desesperado enquanto o carro comemora a vitória.

Sabendo que se trata de uma marca de carros japonesa – Mazda – o vídeo explora/enfatiza a auto-defesa, muito difundida entre os orientais, acrescentando humor, o que tornou o vídeo agradável e conveniente. Por se tratar de um modelo esportivo com comportamento, performance e conforto em seu favor, a propaganda frisa estas qualidades expondo-as no vídeo de uma maneira inesperada. É rápido, preciso, objetivo e claro. Passa a mensagem em pouco tempo, porém instiga o expectador e provoca a curiosidade, levando-o a querer examinar as qualidades deste novo veículo da marca referida.

Referências:

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