quarta-feira, 5 de março de 2008

Cibercultura remixada

http://opensadorselvagem.org/cibercultura/cibercultura/cultura-remix.html

Achamos interessante a materia sobre musicas remixadas na internet como importante instrumento de cultura para o ciberespaço.

A principio, no campo da musica, a produção artística era individualizada e, normalmente, resultante da inspiração delimitada por instrumentos e a experiência cultural do momento. O advento do ciberespaço possibilitou o surgimento da produção musical em rede, misturando partes, quase eliminando os traços pessoais em uma linguagem universal.



Ass: Thiago e Érich

6 comentários:

Alvarêz1 disse...

Realmente com o advento da web 2.0 e consequentemente o surgimento de novos recursos em especifico no campo musical, os usuarios podem produzir suas proprias musicas e compartilhas pelo mundo inteiro, atravez de comunidades e ate mesmo gravadoras musicais e selos de empresas totalmente digitais no mundo cibernético, pode se citar exemplo de bandas como Montage e Artic Monkeys, que ficaram conhecidas na web e atualmente fazem bastante sucesso.

Noelle Fonseca disse...

O texto acima retrata que a característica da cibercultura é o remix, devido a sua combinação de elementos e de suas tecnologias digitais. E como aspecto dessa característica é a música. Segundo Lemos: “Só é possível apropriações sob o signo da recriação.


Noelle e Camila

Maria Clara H. disse...

Legal esse link . Saber que o princípio que melhor define a cibercultura é o remix,este que começou dentro da música.A cibercultura atuando como uma cola para as novidades e possibilidades junto coma internet.

Isabele Kaizer disse...

O texto é bastante claro e retrata a questão da música e da cibercultura.Mas, com certeza não só a música foi algo "aprimorado" e modificado pelas facilidades da internet.

Simone disse...

Em resumo o acesso da tecnologio digital tem um remix de combinações de elementos. Um exemplo para essa tecnologia digital é a música. Milhares de dados, ferramentas de edição, facilidade de manuseios em softwares possibilitando surgir novos artistas. Produção em rede.
o comentário diz bem sobre o exemplo dado o texto, a melhor maneira de explicação é atravéz de exemplos e esperiencias, porém, faltou um pouco a definição sobre o assunto em questão, a ligação da música com a tecnologia digital.
Assim que colocaria um breve definição, que seria o espaço em rede e a combinação de elementos em rede para dar o exmplo a partir do conceito.

............ ............ ............ ............ ............ ............ ... Rodrigo Vieira Ribeiro disse...

Gostei muito do link e dos comentários dos colegas.

A comparação do remix à cibercultura é muito rica e nos permite uma boa visualização do fenômeno.

Gostaria de lembrar que o Remix neste caso funciona como metáfora e que a cibercultura ainda está se instalando em nossa sociedade, assim, esta aparência de "colagem" a que se refere André Lemos é um conceito que podemos denominar de inicial.

Ainda faremos muitas considerações sobre o assunto e gostaria que vocês aprofundassem esta discussão aqui no blog.

Abraços
Rodrigo