quarta-feira, 5 de março de 2008

As relações presenciais serão mesmo substituídas pelas relações virtuais?

http://www.givaldogomes.com/blog/?cat=1

Achei interessante a discussão sobre como é possível a interação por mensagens até mesmo a pessoas que estavam em geograficamente distantes, facilitando a comunicação.


Maynda Ferraz e Ligia Finamore

6 comentários:

Erich disse...

Acreditamos que o ser humano é um ser social portanto mesmo com as evoluções tecnológicas jamais existirá uma outra forma de comunicação tão eficaz quanto o contato pessoal.

ASS: Érich e Thiago

De Paula disse...

Situação que foi bem representada no filme "Invasões Bárbaras", onde a distância deixa de ser empecilho para relações pessoais e profissionais.

**Flor** disse...

Interessante a abordagem em relação à preocupação com o avanço da intelignecia artificial e a inteligencia humana. Vale dizer que a inteligencia artificial tem crescido assustadoramente, mas nao substitui de maneira nenhuma o pensamento humano.

Erich disse...

Observamos no link em questão que a discussão em torno da evolução da comunicação diz respeito ao paradoxo entre o Virtual X Presencial enfocando a evolução tecnológica da comunicação como um dos fatores que colaboram para o distanciamento das pessoas. A grande questão passa a ser: até que ponto o ciberespaço determinará extinção dos relacionamentos pessoais e a mudança na cultura das sociedades.


Érich e thiago

Gabriela Guimarães disse...

Achei interessante o texto, concordo com o mateus no ponto em que ele mencionou o filme, acho que o autor esta certo ao falar que estamos entrando na era digital e por isso vem o questionamento, pois nossas vidas estao ficando cada vez mais facilitadas por esses avanços de tecnologias, a facilidade na comunicação é imensa, mais nada susbstitui estar presente.

............ ............ ............ ............ ............ ............ ... Rodrigo Vieira Ribeiro disse...

Turma,

Os comentários deste post estão bem maduros!

Começamos a fazer ligações ricas entre os textos que lemos aqui, o que vimos em sala de aula, nossas opiniões pessoais e a cibercultura.

De fato, nada substitui o presencial, mas a nova forma de comunicação fornece uma outra dimensão social que antes era desconhecida por todos nós.

Podíamos trocar cartas com pessoas que não conhecíamos e esta forma de comunicação era lenta e as coisas eram muito limitadas.

Já houve casos de gente que se apaixonou por correspondência. (vejam o filme "nunca te vi e sempre te amei" com o Antony Hopkins e Anne Bancroft http://www.imdb.com/title/tt0090570/ )


A internet permite que entremos na intimidade do lar de outras pessoas de uma forma era impossível por carta.

Atualmente podemos sentir e obter muito mais de outras pessoas que estão distantes de nós.

Mas podemos sempre pensar em novas dimensões de relacionamentos, nunca uma forma substituindo a outra e sim uma acrescentando à outra, tornando nossa vida muito mais complexa que antes.

Abraços
Rodrigo