quarta-feira, 4 de junho de 2008

O papel da publicidade atualmente






O mundo vem evoluindo dia-a-dia. Com isso as tecnologias avançam cada vez mais rápido e o indivíduo vem mudando com o mundo. O consumidor está cada dia mais exigente, querendo mais e buscando exclusividade, querendo se mostrar diferente de todos.
Cada um tem a sua opção de escolhas. Não querem mais o que a sociedade tem, querem além do que a sociedade pode ter. Com isso a publicidade vem criando meios de chegar a estes consumidores de forma a se sentirem exclusivos.
O mundo vive agora o paradigma hibrido, em que as pessoas querem ser únicas. Querem os produtos feitos para eles apenas. E a publicidade vem se adaptando. Com as novas tecnologias ela consegue maneiras mais rápidas e eficazes de chegar ao consumidor. Usa ferramentas para interagir e com isso prender a atenção de seu público-alvo e motivá-lo a comprar. A nova modalidade é a praticidade. Com a correria do dia-a-dia, tudo que possa tornar a vida mais fácil é bem vindo. As “futilidades” tomam conta e passam a ter mais prestígio do que uma grande inovação. Assim como escova de dente elétrica. Para ver como coisas simples e de pouca utilidade podem fazer diferença na vida da pessoa de hoje em dia é só imaginar um abridor de garrafas. Uma única utilidade, um pequena e simples ferramenta. Qualquer um consegue abrir uma garrafa se pressionar a tampa em uma quina da mesa por exemplo e empurrá-la para baixo. Mas se a pessoa se encontrar numa situação assim, sem um abridor sente-se incapaz e vê o abridor como algo indispensável pra vida.
Já existe até um aparelho para girar o pirulito na boca. E com tantas novas tecnologias e modalidades a publicidade vêem se inventando também. Criando o telemarketing, mala direta, Marketing Político, Marketing esportivo. Existe um tipo de marketing para cada tipo de situação. Com isso os estudos sobre o consumidor são mais profundos e as mensagens surgem mais efeitos.
Com isso a publicidade tem a responsabilidade de informar, divulgar, promover, sendo a principal ferramenta de marketing para garantir a venda e aceitação do produto ou serviço.



Erich Drumond
Simone Guerra
Thiago Fagundes



Um comentário:

Beka disse...

perfeito o artigo.